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A importância de um bom posicionamento de marca

Dicas essenciais para sua loja independentemente do tamanho

Se você tem uma marca, ou está pensando em criar uma, com certeza já deve ter pensado em diversos pontos que envolvem as questões “o que é?”, “para quem é?”, “o que fazer?”, “como fazer?”, etc.

Pensando nisso, separamos algumas dicas muito importantes para te ajudar na hora de fazer um bom posicionamento da sua marca. E aí, bateu a curiosidade? Então, vem com a gente que vamos explicar #Tuddu!

Mas, então, o que é posicionamento de marca?

Primeiramente, vamos estabelecer aqui que quando falarmos de marca, estaremos falando, também, do seu espaço de vendas, como a sua loja. Então, mesmo não sendo uma marca de nome conhecido e já popular no mercado (como Adidas, McDonald’s, etc), você tem que saber que você, como lojista, precisará manter o nome da sua loja da mesma forma que as marcas grandes.

Agora, para isso, é preciso traçar o posicionamento de marca, que é o lugar que a empresa quer ocupar na cabeça do seu público-alvo. O que quer dizer que, basicamente, a marca deve ter uma identidade que a diferencie do restante das outras marcas, algo que a destaque para o público e encha os olhos de quem vai consumir.

Para traçar um posicionamento de marca de sucesso, é preciso definir alguns pontos que serão de vital importância, destacaremos alguns deles, como encontrar seu público-alvo, as propostas de valor, a identidade visual e o tom de voz.

Vamos entender um pouquinho de cada um desses pontos?

Proposta de valor

Talvez o primeiro ponto a ser pensado na hora de criar uma marca. Se a proposta de valor não for bem estabelecida logo nos primeiros passos, erros serão muito propensos a acontecer no caminho.

A proposta de valor trata de uma estratégia para deixar muito claro para o cliente quais as ideias e as propostas de um determinado negócio e como ele pode ser importante para esse cliente.

Essa proposta anda de mãos dadas com a definição do público-alvo. Definir tudo que a marca vai oferecer para seus clientes é de extrema importância, pois, se você não sabe o que vai ofertar, então não tem nem porque começar o negócio de fato.

Então, coloque na ponta do lápis tudo que seu negócio tem para oferecer, os prós e os contras, as estratégias para entregar essas coisas para seu público. E, claro, mostrar porque seu negócio é diferente dos outros, o que ele pode oferecer de melhor para o público e que é diferente da concorrência.

Público-alvo

Este é mais um ponto vital para a criação de um negócio. Uma das primeiras coisas a ser pensada ao propor a criação de uma marca: “para quem?”.

Ao abrir uma loja, essa questão é muito importante, você precisa pensar em quem vai frequentar e engajar em compras e vai, automaticamente, ajudar na disseminação da sua marca no mercado.

Um estabelecimento nunca vai agradar 100% do público. Uma rede de fast-food que só vende hambúrgueres não vai atingir o público vegetariano/vegano se não tiver opções para essas pessoas. Assim como uma loja que só vende roupas em jeans, não vai atingir tanto o público da terceira idade da mesma forma que atinge o público jovem adulto.

Então, é como o ditado “não dá para agradar gregos e troianos”. Por isso, pense bem em quem você quer atingir com a sua marca e fortaleça suas ações para aquele público específico – se outro público menos esperado for atingido também, será um plus.

Identidade visual

Você já deve ter ouvido falar, diversas vezes, sobre a identidade visual de uma marca e talvez tenha até achado um exagero definir uma identidade – até porque pode ser bastante difícil definir uma quando não se tem nenhum dos outros pontos bem estabelecidos.

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que compõe a “cara” da marca. Ela comunica ao público a ideia da marca, seus valores e objetivos. Ao definir uma identidade, a marca deve estabelecer os seguintes elementos: cores, tipografia, slogan, embalagens, etc.

Para você entender a importância da identidade na prática, você pode pensar, por exemplo, nas grandes marcas. Quando você vê três listras em uma roupa, você logo associa elas à Adidas, pois ela já estabeleceu tais listras em sua identidade visual.

Então, pensar nos elementos que são “a cara” da sua marca é muito importante e seguir essa linha visual é mais importante ainda para criar uma cultura nos seus clientes. Até mesmo o jeito que você se comunica – os textos e as peças de marketing que sua loja usa, são parte da identidade visual.

Tom de voz

O último dos pontos que destacamos aqui hoje é o tom de voz da marca. Esse elemento é parte da “identidade visual” e é tão importante quanto qualquer outro ponto.

Quando você tem uma marca, você precisa estabelecer como ela vai se comunicar com o público – lembrando que, neste ponto, você já estabeleceu público-alvo, propostas e etc.

Existem diversas maneiras de se comunicar com o público. Seja de maneira mais institucional e comercial, mas também pode ser um tom mais amigável, mais próximo do seu cliente.

E, é claro, é muito importante condizer com a proposta de valores da sua marca.

O posicionamento de marca é muito importante para o crescimento e sucesso de qualquer marca, por isso, dê sempre muita atenção aos detalhes que você pode pensar que passarão desapercebidos – podemos garantir que eles não passarão.

Quer mais dicas incríveis? Conte conosco e #VemComTuddu!