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Calendário do Comércio 2022

Datas importantes para o varejo e como usá-las para sua loja de roupas

Você que é comerciante/lojista, já deve conhecer o “calendário do varejo”.

Não é segredo para mais ninguém que o comércio se movimenta de acordo com as datas festivas e os feriados, para poder traçar estratégias de venda e movimentar os negócios durante o ano inteiro.

Esse calendário é, de f ato, feito com base nos eventos já pré-estabelecidos de acordo com o calendário básico brasileiro, mas ele destaca os eventos que são mais relevantes para o varejo.

Pensando nisso, separamos aqui algumas datas do ano de 2022 com algumas dicas para que você vá se preparando para vender muito no próximo ano.

Vamos com Tuddu?

Janeiro

O primeiro mês do ano é, em geral, o período de trocas e devoluções, uma vez que as festas de fim de ano proporcionam compras em massa para presentes e que são, muitas vezes, trocados por outros produtos por diversas questões.

Não é um mês com feriados nem datas tão relevantes para o comércio, mas pode-se sempre inovar e transformar uma data simbólica em alguma ação para converter em vendas.

Para isso, temos o Dia da Saudade: no dia 30 de janeiro foi instituído o Dia da Saudade e, por mais que não pareça nada apelativo para compras/vendas, usando de um pouco de criatividade, sua loja pode usar essa data para fazer uma ação para, quem sabe, dar visibilidade às peças que não saíram no final do ano – com ações, por exemplo, de uma semana de “TBT”, com looks que remetem às festas de final de ano.

Fevereiro

O mês oficial do carnaval promete muito para 2022. Depois de mais de um ano de pandemia e, ainda, sem ter tido muito o que comemorar no último carnaval, fevereiro de 2022 pode trazer oportunidades ideais para comemorar essa data que é tão a cara do Brasil.

Por isso, aproveite muito a data para apostar em coleções de cores vibrantes, modelagens de verão e coloque o clima de carnaval na sua loja física e nas suas redes sociais.

Março

O mês de março traz datas como o Dia do Consumidor, que é uma data internacional, você pode utilizar de ações para esse dia (15/03), promover descontos e brindes para seus clientes.

Além disso, temos o Dia Internacional da Mulher, que é um dia de muita conscientização, luta por direitos e muito mais. Porém, ainda assim, é muito possível promover ações de marketing para converter venda de roupas e acessórios.

Abril

O mês dos chocolates movimenta muitos negócios do ramo alimentício. Porém, a Páscoa, em si, é um feriado que promove encontros, almoços em família, jantares, afins. Então, pode ser um bom momento para engajar em vendas de roupas para esses tipos de eventos.

A Páscoa em 2022 será no dia 17 de abril.

Maio

Chegando em meados do ano, as trocas de estação começam a ficar mais intensas já que estamos saindo do calor e indo para o frio. Com isso, vale investir na propaganda de roupas de meia estação e, mais ainda, o mês de maio traz o Dia das Mães – que é uma ótima oportunidade para ações para venda como “roupas para mãe e filha” ou o simples, porém sem erro, “presenteie sua mãe”.

Em 2022, o Dia das Mães será no dia 09 de maio.

Junho

No mês do São João, a festa é garantida em diversos lugares. Junho é o mês oficial das festas juninas e é sempre válido levar essa comemoração em consideração ao se tratar de promoções e ações de marketing.

Além das festas, temos também o Dia dos Namorados, que será no dia 12 de junho, e essa data é ótima para promover a compra de presentes – investir em promoções de kits para serem presenteados nesse dia é uma estratégia certeira.

Julho

A gente pensa em julho e já sentimos cheirinho de férias. O mês das férias escolares é sempre uma boa oportunidade para investir em ações para pais e filhos que vão aproveitar esse momento de folga para renovar os guarda-roupas. Até porque, esse é o mês que vivemos o pico do inverno no hemisfério sul, então a procura por roupas de frio “de emergência” aumenta significativamente. Pense em estratégias nesse sentido.

Agosto

Ainda com muito frio, mas com a esperança de que o mês passe logo para que a primavera se aproxime, o mês de agosto pode ser um mês mais parado para o comércio, entretanto, vale a pena investir em promoções e kits que encham os olhos dos clientes que querem presentear os pais nesse mês.

O Dia dos Pais, em 2022, será no dia 08 de agosto.

Setembro

Para o comércio, setembro é um mês relativamente parado, especialmente depois de alguns meses com tantas ações e tantos presentes trocados. Por isso, há alguns anos, no Brasil, temos o Dia do Cliente. Esse dia foi criado exclusivamente para dar uma mexida nas vendas no mês de setembro. Ah, mas vale lembrar que esse é o dia do cliente, o dia do consumidor é em março e é uma data internacional. O Dia do Cliente é dia 15 de setembro.

Além disso, temos o início da Primavera – o adeus ao frio e o olá às flores e dias mais amenos que nos levará ao tão esperado verão. A Primavera se iniciará no dia 22 de setembro e vale pensar em diversas ações para esse momento.

Outubro

O antepenúltimo mês do ano pode ser considerado o “esquenta” de diversas ações de final de ano, já convém se planejar para as ações de Black Friday de novembro e também já começar a pensar nas festas de final de ano.

Em outubro, temos o Dia das Crianças no dia 12 – é sempre interessante pensar em ações para os pequenos.

Além disso, temos também o Halloween, que apesar de não ser uma comemoração brasileira, ela está cada vez mais difundida na nossa cultura e promove diversas festas e eventos. Vale pensar em estratégias que envolvam essa data.

Novembro

Esse mês já começa com ações de Black Friday – vale a pena investir em ações de marketing e descontos para esse evento internacional, mas atente-se às fraudes que já tomaram conta desse nome. Jamais aumente o preço antes da data para depois dar descontos que não condizem com a realidade do desconto de fato – essas coisas acontecem com muita frequência e estão, cada vez mais, enfraquecendo o comércio nessa data. Quando se joga limpo, todos saem ganhando.

Aliás, se possível, evitar o termo “black friday”, já que há algum tempo isso vem sendo descontruído. Por exemplo, se sua loja tem uma temática rosa, que tal apostar no termo “pink friday”? 

A Black Friday de 2022 ocorrerá no dia 26 de novembro.

Dezembro

O último mês do ano pode ser o mais movimentado para alguns segmentos do comércio. Muita gente procurando por presentes de Natal, Ano Novo, Amigos Secretos e lembrancinhas.

Pense em ações que vão proporcionar ofertas atrativas para que seus clientes encontrem na sua loja algo com condições que não encontrarão em outra. Aposte em kits, “dobradinhas” (como, compre 1 e leve 2), ou descontos progressivos.

Nessa época, é importante se diferenciar dos concorrentes já que as lojas físicas e online ficam congestionadas e muita gente procura por um serviço diferenciado. 

DICA TUDDU

Sabemos que alguns meses são mais parados do que outros. Se compararmos agosto com dezembro, temos uma grande diferença, por exemplo. Porém, quando ocorrer esse tipo de “marasmo”, é interessante avaliar promoções e ofertas “fora de época” para movimentar o seu negócio.

Além disso, já pensou em instituir o aniversário da loja como uma data para presentear seus clientes? Essa é uma boa ação, especialmente para os tais meses mais parados.

DICA BÔNUS

Aqui, nessa postagem, falamos sobre as datas que valem para um âmbito nacional geral. Não colocamos feriados específicos, pois vale o estudo do seu público para avaliar o que mais vale a pena em questão de ações para estes.

Além disso, também não falamos de especificidades regionais. Por exemplo, algumas cidades têm eventos específicos que não estão incorporados na cultura nacional e, por isso, é importante sempre se atentar a esses eventos e datas para promover ações específicas para eles e, assim, movimentar sua loja.

 

E aí, curtiu essas dicas? Então, fiquem ligadxs que em breve voltaremos com mais #DicasTuddu para você e seu negócio.