Moda Novidades

Como combinar cores sem erro

Um guia rápido para arrasar nas combinações coloridas

O assunto “looks coloridos” é muito polêmico para muita gente exatamente porque existe uma questão muito importante sobre a combinação das cores entre si. O que resulta em uma gama de pessoas que, para não “errar”, apostam apenas em preto, branco e suas derivações de tom.

Pensando nisso, resolvemos fazer uma consultoria e um guia rápido para mostrar que é possível, sim, combinar as mais diversas cores sem medo e, com isso, ampliar as possiblidades de formar os looks mais arraso que você puder imaginar.

Para entender bem como uma cor combina com a outra, usamos muito o círculo cromático. Ele é um grande auxiliar para isso, mas é claro que apenas olhar para o círculo em si não é de tanta serventia, por isso, temos algumas categorias de cores para entender melhor e é aí que entra a nossa consultoria. Então segue a leitura que você vai aprender como combinar cores sem erro e com muita facilidade!

O círculo cromático é uma versão “simplificada” das cores enxergadas pelo olho humano.

Entendendo a base das cores:

Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.

Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias (p. ex.: azul + amarelo = verde & amarelo + vermelho = laranja)

Cores terciárias:  a mistura de uma cor primária com uma cor secundária (p. ex.: vermelho + laranja = vermelho alaranjado).

Totalizando as 12 cores do círculo cromático.

Agora, as combinações de uma cor com a outra estão divididas em três categorias: complementares, análogas e a tríade de cores.

Vamos ver uma a uma?

Cores Complementares

Essa combinação de cores complementares é a queridinha de quem ama arrasar em um color block (que, aliás, é assunto já falamos por aqui). As cores complementares são bem simples de se entender e de se combinar, exatamente porque elas estão de lados opostos do círculo, então, elas se complementam por estarem distantes de certa forma.

São exemplos de cores complementares: vermelho e verde & azul e laranja.

Cores Análogas

Essas são as vizinhas de sucesso. As cores análogas estão uma ao lado da outra no círculo, o que torna a vida muito mais fácil na hora de montar aquele look “tom sobre tom” que é uma combinação arrasadora e perfeita para todas as horas.

São exemplos de cores análogas o vermelho e rosa & laranja e amarelo.

Tríade de Cores

A tríade é a mais ousada das combinações por ter em sua formação três cores – e isso, para muita gente, ainda parece arriscado demais – e pode até ser, se não for a combinação certa.

Entretanto, a tríade é tão simples de se encontrar no círculo quanto as outras duas: ao desenhar um triângulo sobre o círculo cromático, podemos enxergar três cores destacadas em cada uma das pontas desse triângulo – logo, essas são as cores complementares decompostas – ou seja, a tríade.

Essas três cores são perfeitas para serem usadas juntas em diferentes peças de roupas e acessórios. São exemplos de tríades: rosa, verde e azul & roxo, laranja e verde.

Tendo essas dicas sempre em mente, é impossível errar na hora de combinar as cores para arrasar em diferentes looks. Ah, e é claro que você pode continuar com seus looks em preto e branco e toda a escala cinza – até porque, essas cores, muitas vezes, realçam o colorido, então não tenha medo de se arriscar.