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Como deixar sua loja mais atrativa

Dicas de como organizar sua loja para receber os clientes

Abrir uma loja de roupas não é um processo simples, não é apenas colocar peças em araras e abrir a porta – apesar de ser o que muita gente pode pensar. Depois de toda a burocracia que todo negócio precisa passar para ser aberto, ainda é preciso enfrentar uma questão muito importante: como deixar sua loja mais atrativa.

Frente a esse ponto, separamos aqui algumas informações importantes e dicas bastante valiosas de como organizar a sua loja para receber os clientes.

Bateu a curiosidade? Então continua lendo que a gente vai te contar Tuddu!

A importância de organizar a loja

Apesar de o tópico parecer até estranho, nós precisamos falar sobre isso de maneira muito clara. Apenas dispor as peças nas araras e na vitrine não significa organizar a loja, para tal, é preciso fazer uma coordenação para que a loja inteira converse entre si e guie o cliente para que ele encontre exatamente o que precisa.

Para isso, existe uma ferramenta que chamamos de “Visual Merchandising”, ou VM. Essa ferramenta é utilizada para valorizar o ambiente de venda de uma determinada marca ou loja, criando uma identidade. O profissional de VM encontra a melhor forma para a exposição de produtos, montagem de vitrines e a disposição da loja, no geral, para proporcionar uma experiência de compra para os clientes.

Como deixar sua loja mais atrativa

Para preparar esse conteúdo, consultamos um profissional de Visual Merchandising para nos guiar por esse universo das araras que é tão fascinante para qualquer pessoa apaixonada por comprar roupas.

O VM (como é chamado o profissional que trabalha nessa área) é responsável por entender as necessidades da loja e encontrar a melhor forma de dispor as peças para que, de forma bastante simples, os clientes se sintam mais atraídos e, consequentemente, encontrar o que procuram e, enfim, realizar suas compras.

Seguindo as dicas que vamos deixar aqui, a organização do ambiente físico da sua loja será perfeita para atrair os clientes:

Conheça a sua região, seu público, e monte a sua vitrine de acordo com a “moda local”

A depender de onde sua loja está localizada, as peças que serão a “fachada” da sua loja podem ser bem diferentes daquelas que compõe a vitrine de uma loja, por exemplo, a mais de 10 quilômetros da sua região. Por isso, não há uma via de regra para a montagem da vitrine.

O seu cliente em potencial tem que saber que é na sua loja que ele vai encontrar o que ele precisa. Então, saber o que as pessoas da sua região vestem é essencial para montar a vitrine.

Dica do nosso VM

Mude as peças em exposição na vitrine pelo menos uma vez por semana, isso fará com as peças sejam rotacionadas e os clientes terão a sensação de novidade o tempo todo!

Araras – a chave do sucesso em passos simples

Apesar de, muitas vezes, os clientes tirarem cabides e voltarem em qualquer lugar, é importante que você mantenha as araras sempre arrumadas. Então, sempre que possível, veja se as peças estão alinhadas nos cabides e, caso não estejam, arrume-as.

Isso vai se tornar uma tarefa recompensador quando você ler as próximas dicas e entender o quão importante são as araras no ambiente da loja.

Dica do nosso VM

Para montar uma arara de sucesso, primeiramente, tenha em mente a estação do ano – para as épocas de calor, comece a arara por cores mais claras; para épocas de frio, comece por tons mais escuros.

Escolhendo as peças para compor a arara

  • Comece por uma peça única: vestidos ou macacões, por exemplo;
  • Sugira composições de looks: coloque, uma ao lado da outra, peças que juntas podem ser combinadas, como camisas, blusas e, em seguida, shorts, calças, etc;
  • Mantenha o equilíbrio: comece e termine uma arara com peças longas;
  • Combine com sabedoria: escolha cores e estampas que conversem entre si, depois disso, monte a arara de acordo com a seguinte fórmula

Peça lisa de uma cor + peça lisa de outra cor + peça estampada = respiro visual

Dica bônus

Sempre que possível, monte um look completo e deixe-o na posição frontal (criando contraste com as peças que ficam laterais). Assim, com uma sugestão de look completo, que converse com o estilo do seu cliente em potencial, as chances de saída de todos os itens desse look são muito maiores 😉

Ah, e assim como falamos sobre a vitrine, a dica de rotacionar peças é válida, também, para as araras. Troque as peças de posição e varie as cores para criar a sensação de novos ares.

Monte um provador instagramável

O mundo é dos novos influenciadores do Instagram, ou seja, qualquer pessoa. Por isso, todo ambiente de venda nos dias de hoje deve ser bem pensado para que seja instagramável – o que quer dizer: deve ser um ambiente perfeito para ser cenário de fotografia.

Se a sua loja possui um provador, pense com carinho em investir em um espaço em que seus clientes entrarão e terão uma ambientação que faz sentido com a construção da identidade da loja. Porque, afinal, quem nunca tirou uma foto do look no provador da loja, não é mesmo?

Por isso, é muito importante que o provador seja o mais organizado possível, com uma boa iluminação e um espelho grande e sempre bem limpo.

Dica cheirinho de sucesso

Colocar uma arte da loja na porta do provador, com o usuário do Instagram da loja e, até mesmo uma frase como “marque a gente nos stories se tirar foto do look 😉” vai criar uma ambientação única para a foto tirada na sua loja e isso ajudará na divulgação natural da sua identidade.

Dica cheirinho de sucesso BÔNUS

Sabe aquelas fragrâncias especiais para ambiente? Que tal ter uma que seja a cara da sua loja? O cheirinho da loja também conta bastante para criar a identidade.

Agora, com essas dicas em mente e muito olho clínico, você já deve estar preparado para deixar sua loja mais atrativa, para montar uma ambientação que seja a cara da sua marca e para fazer muito sucesso.