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Como escolher a influenciadora certa para sua marca

Dicas para a hora de escolher essa pessoa fundamental para a divulgação da sua loja

O que são influenciadores digitais?

Você já deve ter ouvido falar no termo influenciador digital. Essa profissão que era considerada “do futuro” há pouco tempo já chegou e está cada vez mais popular entre os mais diversos segmentos.

Você pode até não estar muito familiarizado com o termo, mas, com certeza, deve conhecer algum influ e nem sabia que é esse o título que eles carregam por trás.

Aliás, nomes mais populares como Whindersson Nunes, Hugo Gloss e Flávia Pavanelli estão dentro dessa categoria e você deve conhecer pelo menos um deles.

Tais influenciadores utilizam a internet – o meio digital – como ambiente de trabalho. Todo conteúdo que eles produzem são para redes sociais e afins com a intenção de mostrar para as pessoas e, com isso, gerar uma rede de consumo daquele determinado produto ou serviço.

Estar no meio da internet é encontrar todo tipo de informação. Boa, ruim, relevante ou não: não importa, tudo pode ser encontrado na internet e isso faz com que as pessoas se tornem influenciadas pelas opiniões que leem nas plataformas.

Ao ver aquela blogueira famosa usar uma sandália específica enquanto emite uma opinião positiva sobre aquele calçado vai fazer com que você sinta que aquele item é perfeito para você, que se ela gostou, você – muito provavelmente – vai gostar também. E é, mais ou menos, assim que funciona a influência digital.

A era do marketing digital e de influência

Nos dias de hoje, você pode fazer basicamente qualquer coisa digitalmente e uma das consequências disso é a pulverização das informações por esse meio digital.

Então, temos de buscar soluções que sejam igualmente digitais para nos adaptarmos às novas tendências – e uma das tendências de marketing digital que está cada vez mais popular é a ferramenta de influência.

Esse braço do marketing é responsável por cuidar das ações que envolvem influenciadores para fazer peças de publicidade e que vão impulsionar as vendas de determinado produto após a divulgação deste influenciador.

Quando um influenciador utiliza um produto de uma determinada marca e faz uma postagem em rede social, a visibilidade daquele produto aumenta grandemente, fazendo com que a chance de conversão de compra desse produto aumente proporcionalmente.

Por isso, as marcas estão investindo cada vez mais no marketing de influência e, com isso, o crescente número de parcerias na internet. O investimento em influenciadores cresce a cada dia e essa profissão do futuro mostra que o futuro já é agora.

Ao escolher um influenciador para ajudar com o engajamento da sua marca, é importante pensar em estratégias como promoções, cupons de desconto, oportunidades que envolvam esse influenciador de forma a dar mais credibilidade ainda ao seu produto.

  1. Analise muito bem todos os perfis.

Antes de começar a realmente selecionar as influenciadoras para representar a sua marca, faça uma pré-seleção bem criteriosa das influenciadoras que tem mais a ver com a sua marca (ou loja).

Não se deixe levar por grandes números. Nem sempre eles são indicativos de engajamento e, muitas vezes, eles não serão nem o seu público-alvo.

O mais importante nessa pré-seleção é verificar se ela tem a “cara” da sua marca.

  1. Saiba diferenciar as diversas funções de cada influ. Algumas são blogueiras, outras são modelos de catálogo, outras fazem provador, outras são apresentadoras de live. Veja qual perfil atende melhor às necessidades da sua marca.
  2. Peça o mídia kit sempre atualizado para estudar as propostas.

Também chamado de kit de mídia ou pacote de imprensa é o conjunto de materiais informativos que funciona, basicamente, como um currículo digital que junta tudo que é relevante para o trabalho com as mídias sociais.

É muito importante que todo trabalho com influenciadora seja com base no mídia kit oferecido, dessa forma, fica mais fácil saber o que ela oferece e o que vocês podem combinar.

  1. Acompanhe tudo de perto!

Essa parte é muito importante e exige muita atenção e cuidado. Se você está contratando uma influenciadora para ajudar na divulgação da sua marca, você está visando o engajamento dos consumidores e o aumento nas vendas.

 

Escolher a influenciadora certa pode realmente ser o passo que estava faltando para a sua loja sair na frente, por isso, segue essas dicas que demos e aplique conforme for necessário para a sua marca.