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Dicas de Atendimento em Loja: Comunicação

Como usar a comunicação em favor da qualidade do atendimento a clientes

Você que é lojista, com certeza, já passou por alguma situação (ou várias) durante o atendimento que foi desafiadora de certa forma. Entendemos como o atendimento em loja pode ser desafiador e, por isso, vamos ajudar você e seu negócio com dicas incríveis!

E aí, bateu a curiosidade? Então aperta o cinto que a gente #VemComTuddu para te ajudar!

Primeiramente, o que é o atendimento em si?

Atendimento – no contexto de negócios – é, basicamente, estar disponível para receber clientes (ou empresas), esclarecer dúvidas, realizar vendas, marcar compromissos, receber e resolver reclamações, entre outras coisas. O atendimento é muito importante para o desenvolvimento de um negócio, especialmente em uma loja – que é o nosso foco neste momento.

Garantir um atendimento de qualidade é essencial para que haja sucesso nas etapas seguintes da venda.

O que fazer para garantir esse atendimento de qualidade?

Não existe uma fórmula como 1 + 1 = 2, mas existem algumas dicas que são aplicáveis em todos os casos.

Nesta postagem, vamos falar sobre um ponto sobre o atendimento que é essencial que seja bem entendido para que todo o resto funcione adequadamente. Vamos falar sobre comunicação.

A comunicação durante o atendimento

A base de todo processo de venda é a comunicação. Quando não existe uma qualidade dentro desse aspecto, é muito difícil converter uma experiência positiva de compra por parte do cliente.

Por isso, entender como se comunicar é uma das partes mais importantes durante o atendimento.

Tipos de comunicação

Existem, basicamente, dois tipos de comunicação. A verbal e a visual.

A comunicação verbal consiste no que foi escrito ou falado. Para uma boa comunicação verbal – que levará a um atendimento de qualidade – é necessário que as informações estejam muito claras. Seja em cartazes pela loja ou toda e qualquer informação escrita nas redes sociais, além, claro, de tudo que for dito para o cliente durante a conversa.

Falar de maneira clara, sendo didático e tornando as informações o mais precisas possível é uma forma de garantir a qualidade no atendimento, dessa forma, não há brechas para que o cliente tenha dúvidas ou interprete de forma equivocada nada que você fale.

Preste atenção ao seu tom de voz, manter a voz em uma frequência clara é essencial, não grite, nem sussurre, apenas fale de forma declarada. Não use palavras rebuscadas demais ou termos muito técnicos – nunca subestime o cliente, mas superestimá-lo também não é bom.

Essa mesma dica sobre as palavras e termos é válida para a comunicação verbal escrita. Ao escrever conteúdo para redes sociais ou para os materiais impressos da loja, leve em conta esse mesmo ponto. Além disso, atente-se às normas da língua portuguesa e evite, a todo custo, erros de gramática – esse tipo de problema é simples de ser resolvido com uma revisão, do contrário, gera uma imagem negativa para a loja.

A comunicação visual é bastante diferente da comunicação verbal, mas igualmente importante na hora do atendimento ao cliente. Não é difícil de se entender o que é a comunicação visual essencialmente: todo gesto que você faz com o corpo e as expressões que você faz com o rosto é considerado uma comunicação visual – também chamada de “não verbal”.

É muito importante manter sempre uma postura que transpasse segurança e boa vontade, o rosto deve passar simpatia. A mesma energia positiva que está na loja deve emanar em quem está atendendo ao cliente – criando um ambiente de perfeita harmonia. Nada de rostos cansados e posturas curvadas sobre os móveis, nem braços cruzados. Mostrar prontidão é muito importante também.

Além disso, a comunicação visual também acontece com as imagens que você coloca aos olhos do cliente. Todo material impresso ou postagens de redes sociais que apresentam fotos ou qualquer arte gráfica devem ser pensados para converter vendas. Uma foto de baixa qualidade ou que não converse com o restante da identidade da loja.

Entendi tudo! Estou prontx?

Quase lá!

O caminho para garantir a qualidade no atendimento em loja não é tão longo, mas ainda temos muitas outras dicas valiosas para compartilhar com você e te ajudar a alavancar sua loja.

Então, conte com a #Tuddu para tuddu 🤭

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