Moda

Glossário de Moda

Fique por dentro de alguns termos importantes do mundo fashion

Apostamos que você já se deparou com termos como boho, athleisure e padronagem, e ficou em dúvida sobre o que poderiam significar, especialmente por, na maior parte das vezes, serem palavras ou expressões de outras línguas. Pensando nisso, resolvemos montar um glossário da moda para te ajudar a ficar por dentro do que é mais usado nesse universo.

Mas para que ninguém fique perdido, você sabe o que é um glossário? Não, não é um dicionário. Um dicionário registra o significado de palavras de uso geral, um glossário registra palavras ou termos de uma determinada área – Ou seja, no nosso caso, estamos fazendo um glossário da área de moda, então, se você se deparar com esses termos em outras áreas, talvez eles não tenham o mesmo significado.

Enfim, vamos ao que interessa, pois sabemos que você deve estar com muita curiosidade. Então, continua lendo para saber de tuddu!

  1. Alfaiataria:

O termo vem da mesma origem do “alfaiate”, que é o profissional especializado em confeccionar peças sob medida. Dentro disso, vemos que são peças com cortes mais retos e ajustados. Mais conhecido no dialeto popular como “estilo social”, engloba peças como ternos, calças, camisas, etc.

  1. Animal print:

É uma expressão da língua inglesa muito usada na língua portuguesa. É o tipo de estampa que remete aos pelos e padrões dos animais, transformando completamente o estilo de uma peça. As estampas mais populares desse tipo são as de onça e zebra.

  1. Atemporal:

Segundo o dicionário, atemporal é algo fora do domínio do tempo, que não segue padrões temporais. Dentro da moda, o atemporal é algo que nunca sai de moda, que é sempre tendência. Por exemplo, o jeans é uma peça atemporal, podem mudar as modelagens, mas a essência dele está sempre em tendência.

  1. Athleisure:

Diretamente da língua inglesa, a palavra é uma mistura de outras duas palavras “athletic” (atlético) + “leisure” (lazer), formando um conceito que forma um estilo único que mescla peças esportivas com peças casuais. Peças do sportsware como moletom, legging e tênis podem ser combinadas com blazer, jeans ou saltos.

  1. Boho chic:

O termo que vem do “boêmio” é uma mistura de estilos, em geral, com muitas estampas étnicas. Tem influências do folk, hippie, country e vintage. Acessórios com franjas e babados estão bem presentes.

  1. Current fashion:

Expressão da língua inglesa que é traduzida como “moda atual”. É, basicamente, o que está em alta no mundo da moda. Se é tendência, é current fashion. Não tem muito segredo.

  1. Cut out:

Expressão da língua inglesa que pode ser traduzida como “cortada/o”. Não faz muito sentido sem muito contexto e, aqui no Brasil é uma expressão que é utilizada em inglês mesmo. São peças com recortes e “buracos” estratégicos, como, por exemplo, as calças sem bolso e vestidos e tops com recortes nas costelas.

  1. Dress code:

Expressão da língua inglesa que é traduzida como “código de vestimenta” e seu uso já está bem disseminado na língua portuguesa. O dress code é um conjunto de regras específicas para determinados ambientes ou eventos. Por exemplo, certas empresas têm seus próprios dress code para que exista um padrão de vestimenta entre seus funcionários.

  1. Get the Look:

Expressão da língua inglesa que pode ser traduzida como “consiga/copie o look”. É um termo muito usado em redes sociais para que o look da foto sirva de inspiração para outros, levando o usuário daquela rede a um ambiente de compra para poder conseguir o look para si.

  1. Hi-lo:

Expressão informal da língua inglesa que vem da junção das palavras “high” e “low”, também pode ser encontrada como “hi-low”. É um termo que serve para dar nome à tendência de mesclar, em um look, peças de grife de alta moda com peças de marcas populares.

  1. Oversized:

Já muito disseminada na língua portuguesa, o termo oversized vem da língua inglesa e é traduzido como “muito grande”, que é, literalmente, como as peças dessas tendências ficam no corpo – muito grandes. As roupas largas, que vêm, inicialmente, do estilo do hip hop, estão muito em alta atualmente. Em geral, peças oversized são dois ou três números maiores do que o usual.

  1. Padronagem:

Estilo de estampa que mostra “padrões” – logo, criando uma padronagem. São temas ou objetos estampados de modo repetitivo criando um padrão.

  1. Prêt-a-porter:

Expressão da língua francesa traduzida como “pronto para usar” também é um termo que já tem seu uso disseminado na língua portuguesa. Em resumo, são peças de excelente qualidade (em geral, de grifes de alta costura), que são produzidas em série para venda para o público geral.

  1. Streetwear:

Expressão da língua inglesa que pode ser traduzida por “moda das ruas”, que é o estilo urbano, roupas do dia a dia que têm influências do hip hop, rap e skate.

  1. Trend:

Expressão da língua inglesa que é traduzida para “tendência”. É, literalmente, o que mais está em alta no momento. Pode ser usada, por exemplo, na frase “a trend do streetwear chegou com tudo mesmo!”, assim como “a tendência do streetwear chegou com tudo mesmo!”, ambas as formas são bem comuns na língua portuguesa.

  1. Vanguarda:

Expressão que vem do francês “avant-garde” que é um termo usado para algo que é inovador, à frente do seu tempo. Em geral, marca o surgimento de uma tendência, uma vez que é algo novo. Como, por exemplo, a tendência do cut out, que é um tipo de recorte fora dos padrões e que veio para inovar a modelagem das roupas.

  1. Wide leg:

Expressão da língua inglesa que pode ser traduzida por “perna larga”. É uma modelagem de calça que se encontra no meio termo entre a calça reta e a pantalona. A wide leg, diferente da pantalona, já começa um pouco mais larga no quadril e fica mais larga ainda nas barras. Essa modelagem pode ser considerada a cara de 2021, tamanho foi o aceite dela por parte de muita gente.

É muito importante conhecer os termos de moda, sejam eles consagrados em português ou trazidos e adaptados de outras línguas (como o inglês e o francês majoritariamente). E, é claro, temos muitos outros termos super legais que entram nesse glossário de moda, fiquem ligados que voltaremos com mais em uma próxima oportunidade.