Moda

TENDÊNCIA ALFAIATARIA 2.0

Foi-se o tempo que as peças de alfaiataria eram reservadas para os looks mais sóbrios ou apenas para os ambientes de trabalho. Claro que, ainda é mais do que comum ver esse estilo de roupas aliadas a eventos ou locais formais, mas, a relação das pessoas com esses trajes vem mudando nas últimas décadas.

 Por isso, não é algo incomum ver looks de alfaiataria no street style, em produções monocromáticas com cores vibrantes, sendo utilizados do encontro romântico a uma saída com os amigos. Desde as semanas de moda de 2020, podemos perceber que a alfaiataria vem se modernizando, ganhando um toque mais casual, urbano e proporções oversized.

Destaque nos desfiles de outono/inverno 2022 em Paris, Milão e Nova York, essa temporada trouxe uma alfaiataria em produções menos formais, como a parceria da Gucci com a Adidas e sua versão mais sporty das peças. Vimos corsets com as clássicas três linhas, até mesmo ternos criados da união do tracksuit com a tradicional alfaiataria italiana.

Foto: Gucci + adidas Originals (Reprodução/Pinterest)
Foto: Gucci + adidas Originals (Reprodução/Pinterest)

 

 

 

 

 

 

 

 

E, por falar em semana de moda, fazia tempo que os casacos de alfaiataria não apareciam com tanto apelo na NYFW. O que tem uma grande relação com o declínio dos alfaiates e ateliê de costura da Sétima Avenida, mas também com o nosso estilo de vida atual e a casualidade que muitos aderiram ao se vestir durante a pandemia.

Agora, já é possível notar o movimento inverso, com roupas bem construídas, formas definidas, uma invasão das camisas e blazers nas passarelas e araras de lojas. Um bom exemplo disso, foi o segundo desfile da marca Peter Do, com seus coletes compridos, blazers e calças amplas.

Foto: Peter Do, inverno 2022 (Divulgação) 
Foto: Peter Do, inverno 2022. (Divulgação)

Alfaiataria em todo lugar e sem mesmice

Uma das formas mais práticas de inserir a alfaiataria no dia a dia, é sobrepondo peças como blazers e coletes com T-shirts, camisas de bandas e até mesmo o cropped queridinho, que foi uma das febres do verão 2022 aqui no Brasil. 

As brasileiras são especialistas em adaptar as tendências de moda para o seu gosto pessoal, levando em consideração sua rotina e, claro, o clima. Transparecendo sua personalidade única no modo de vestir, ao desconstruir por exemplo peças de alfaiataria. Combinando com jeans, sandálias sem salto e até mesmo tops de ginástica, que tiram a sisudez da alfaiataria e inserem um toque esportivo.

Foto: Larissa Cunegundes (Reprodução/Instagram) 
Foto: Débora Hasse (Reprodução/Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma outra possibilidade, que combina muito com o clima mais quente e tropical do nosso país, é trocar as calças pelas bermudas de alfaiataria, que prometem um look chic, elegante, mas com um toque de frescor. Podendo ser combinadas com camisa de botão ou blazers, formando conjuntos para looks mais formais, ou com tops e regatas para composições mais casuais do nosso dia a dia. 

Foto: TM BRAND (Reprodução/Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

Quando falamos da calça, essa peça ganha destaque e vem em versões repaginadas, como o modelo wide leg em versão alfaiataria, com uma cartelas de cores que vai dos tons vibrantes aos mais suaves.

Foto: (Reprodução/Pinterest)
Foto: Izana Feijó (Reprodução/Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

A minissaia, peça ícone dos anos 2000, voltou com tudo nas passarelas em desfiles como o da Miu Miu, Chanel e Dior. Incluindo versões de alfaiataria com estampas, recortes, cintura baixa, fugindo da mesmice e em looks cheios de atitude.

Foto: Bruna Rosa (Reprodução/Instagram)
Foto: Aniyah Morinia (Reprodução/Instagram)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *